ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Em 2010, Marina declarou 'independência'

Candidata fez condições para apoio e taxou PT e PSDB como 'fiadores do conservadorismo renitente'

09 de outubro de 2014 | 11h 54
Estadão Acervo

Em 2010, saída das urnas com 19% dos votos, o apoio de Marina Silva no segundo turno foi disputado pelo PT e pelo PSDB. Em troca de seu apoio, a ex-candidata do PV listou 42 compromissos no documento chamado “Agenda por um Brasil justo e sustentável” que foi encaminhado para análise dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Assim como em 2014, Marina Silva condicionou seu apoio na base de compromissos, não de cargos.

O Estado de S. Paulo - 18/10/2010

Mas duas semanas depois do 1º turno, Marina Silva surpreendeu, declarou independência e criticou duramente PT e PSDB como partidos “fiadores do conservadorismo renitente”.

Veja abaixo nas páginas do Estado como foi o processo de decisão de ex-senadora e de seu antigo partido, PV.

O Estado de S. Paulo - 4/10/2010

Logo no dia seguinte ao 1º turno, os 19 milhões de votos já eram disputados pelo PT e PSDB.

O Estado de S. Paulo - 5/10/2010

Após o 1º turno, candidatos procuraram o apoio de Marina Silva que prometeu decisão rápida. Antes da decisão da ex-senadora, alguns integrantes do PV se anteciparam e deram apoio a José Serra, como Fernando Gabeira.

O Estado de S. Paulo - 14/10/2010

PT e PSDB assumiram compromissos apresentados por Marina Silva e seu partido no documento “Agenda por um Brasil justo e sustentável”. Segundo ela, o PT foi o que melhor respondeu às suas demandas, "tivemos acolhimento parciais nas duas respostas que nos foram enviadas" disse a ex-senadora, "identificamos, para ter senso de justiça, na resposta enviada pelo PT, um maior acolhimento", completou. Mas não declarou em quem votaria no 2º turno e definiu-se como "mantenedora de utopias".


Veja a trajetória dos candidatos

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos