ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Era uma vez em SP... Teatros Santana

Demolição do prédio da rua 24 de Maio começou em 1957 e provocou protestos da classe artística

22 de maio de 2015 | 12h 00
Rose Saconi


 Teatro Santana, na rua Boa Vista, em 1910. Aurélio Becherini/Estadão

São Paulo já teve dois famosos teatros com o nome de Santana (ou Sant'Anna), que ficavam no Centro e não no bairro de Santana, zona norte da cidade. O primeiro Teatro Santana foi inaugurado no final do século 19, ficava na rua Boa Vista (imagem acima), e foi demolido por volta de 1912 para a construção de um viaduto.

O mais conhecido Teatro Santana foi construído na rua 24 de Maio. Grandes artistas e importantes companhias passaram pelo palco dessa casa de espetáculo desde sua inauguração, em 25 de abril de 1921, até o fechamento definitivo em 1957. Com capacidade para 1.336 pessoas, o Theatro Sant'Anna, como estava escrito na fachada, foi inaugurado pela Companhia Italiana de Opereta de Clara Weiss e apresentou grupos famosos como o de Palmira Bastos, Adelina Abranches e Amélia Rei Colação.

O Estado de S. Paulo - 25/4/1921

Em 1957, após um ano de luta, protestos e apelos, os representantes da classe artística não conseguiram preservar o teatro, que foi demolido no ano seguinte.

Na época da demolição, várias pessoas compraram espelhos, pequenos lustres, jarros e tapetes e vários objetos que serviriam de lembrança dos bons tempos da casa. A principal peça, no entanto, um lustre com mais de mil quilos, foi completamente destruída e vendida como sucata (veja imagem abaixo). No lugar do teatro foi construído um prédio comercial.

O Estado de S. Paulo - 22/11/1958

Navegue na Galeria da série Era uma vez em SP ... e conheça lugares que fizeram história 

Leia também:

#Como era São Paulo sem...

#Prédios de São Paulo

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos