ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Félix e a certeza do título

Em 1970, goleiro afirmou ao Estado que Brasil levaria a taça

24 de agosto de 2012 | 12h 25
Carlos Eduardo Entini e Liz Batista


Treino da seleção em 70 no méxico "ganhou palmas nas defesas espetaculares", 12/06/70

Crédto: Domincio Pinheiro/ AE 


Morreu hoje aos 74 anos, Félix, um dos heróis da Copa de 1970.

Aos 32 anos de idade, e com uma carreira de grandes defesas na Portuguesa e no Fluminense,  Félix foi convocado por Zagallo para assumir o posto de goleiro da seleção canarinho. Ele é até hoje lembrado por sua brilhante atuação na semifinal contra o Uruguai, no lance que ficou conhecido como a “defesa que valeu por um título”.

Foi também sua  redenção, já que Félix vinha desacreditado pela torcida após uma defesa desajeitada que acabara num gol contra, em jogo prelimitar também contra o Uruguai. O goleito falou ao Estado sobre o fatídico gol, em entrevista de 1997. Lembrou como era incerta sua convocação para a Copa do México e falou sobre as glórias e desventuras da posição "ser goleiro é a posição mais difícil e bonita (...) um atacante pode errar até quatro dols, mas o erro do goleiro é imperdoável."

O Estado de S.Paulo, 20/3/1997





Em 17/7/1970, no dia da agurada semifinal contra o Urugaui,  o Estado publicou uma entrevista com Félix. Confiante, disse não temer os uruguaios e garantiu que eles não impediriam o Brasil de levantar a taça .“(...)A verdade é que não chegamos até aqui por casualidade, nem por sorte. Isso estou dizendo desde o começo da Copa: vamos ganhar o título(...)”

O Estado de S.Paulo, 17/7/1970

 

Nesse jogo, a seleção brasileira estava na frente por 2 X 1, mas, aos 40 minutos do segundo tempo um ataque do Uruguai parecia pronto para atrapalhar o caminho do Brasil em direção ao título. Félix, numa defesa espetacular, espalmou a bola que parecia destinada ao canto esquerdo do gol brasileiro. O Brasil salvou-se da prorrogação e para finalizar Rivelino marcou mais um, garantiu um 3 X1 contra o Uruguai e a vaga na final contra a Itália.


# Siga: 
twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine
Viu essa página?

Capas históricas: 11 de setembro

Pesquise e acesse todas as edições do jornal Capas históricas: 11 de setembro

Veja a edição completa de 12/11/2001

Tópicos
ver todos