ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Filme sobre censura no Estadão é exibido no TUCA

Documentário conta a história da resistência à atuação de censores dentro do jornal

28 de março de 2016 | 20h 26

Um dos lugares simbólicos da resistência à ditadura militar, o Tuca (Rua Monte Alegre, 1024) receberá nesta terça-feira, 29/3, às 19h, com entrada franca, a exibição do filme Estranhos na Noite – Mordaça no Estadão em Tempos de Censura.

Dirigido por Camilo Tavares e com roteiro do repórter especial do Estadão José Maria Mayrink, o documentário conta a história dos jornalistas que escreveram suas reportagens sob censura, ameaça de prisão, tortura e morte. A censura imposta pela ditadura militar foi mais rigorosa no Estadão, único jornal a recusar a autocensura e que, por isso, teve censores atuando dentro da sua sede por quase três anos.

Com depoimentos de profissionais que trabalhavam na época, o filme também mostra a estratégia de denunciar a censura aos leitores publicando poemas de Camões e receitas culinárias no lugar das reportagens proibidas.

Após a sessão, haverá debate dos autores do filme com os professores da PUC Luiz Carlos Ramos, Cristiano Burmester, José Arbex e José Salvador Faro.

As próximas exibições acontecerão na Universidade São Judas, dias 5 e 6 de abril, nos campi Móoca e Butantã.

TUCA - PUC-SP - 29/3
Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes
19h -  grátis

Tag: Censura

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

A estreia de King Kong

Veja essa e outras capas históricas A estreia de King Kong

# Capa do jornal de 28/5/1933

Tópicos
ver todos