ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: Adoniran e Loretta Young

Sambista era fã de cachorros e cuidava deles como se fossem filhos, diz biógrafo

18 de agosto de 2015 | 10h 25
Carlos Eduardo Entini


Adoniran Barbosa e sua cadela Loretta Young. Rolando de Freitas/Estadão

Além dos cigarros, Adoniran Barbosa não dispensava a companhia de um cachorro. O mais conhecido do público foi Peteleco. Ele andava com o sambista para cima e para baixo na década de 1950. “Adoniran mimava muito cachorro, ele ia no Nick Bar, um bar conhecido frequentado pelas estrelas, e se diz que o Peteleco subia no piano, davam bife para ele, era cheio de mordomias”, explica o jornalista Celso de Campos Jr., autor do livro “Adoniran, Uma Biografia".

Depois do Peteleco vieram, Musqui, Loirinha e Loretta Young, a cadela que vemos na foto. Ela foi fotografada ao lado do dono em reportagem publicada no Estado em dezembro de 1976. Foi descrita como “cadelinha preta e branca muito corintiana, porém mais discreta que [o] falecido 'Peteleco', cão de pular feito louco sempre que ele gritava 'gol do Corinthians'”.

É muito provável que Adoniran tenha dado o nome à cadela em homenagem à atriz americana Loretta Young (1913-2000), diva do cinema americano na era de ouro de Hollywood.


Contato do negativo 767752 com a entrevista de Adoniran Barbosa feita em 3/12/1976



A relação de Adoniran com os cachorros ficou conhecida após o casamento com Matilde, “esse casal não teve filhos e Adoniran sempre teve cachorro. E conversando com as pessoas que entrevistei, Adoniran cuidava dos cachorrinhos como se fossem verdadeiros filhos”, explica Campos Jr.

Durante a pesquisa para o livro o jornalista se deparou com algumas histórias que mostram a relação do sambista com os animais, “teve uma história com a vizinha do Adoniran", conta Campos Jr. "A Matilde levava o Peteleco para passear e a vizinha levava a filha. E a vizinha disse uma vez à Matilde que ela criava melhor o Peteleco do que ela da filha. E Matilde respondeu, se acontecer alguma coisa com o Peteleco você não sabe o que Adoniran faz”.

Navegue na galeria e veja mais do 'Fotos Históricas'

Tag: Adoniran Barbosa

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos