ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: Bernardinho nas quadras

Considerado o maior campeão da história do vôlei brasileiro, jogador se destacou nos anos 1980

19 de agosto de 2015 | 13h 00
Rose Saconi


Acervo/Estadão

Exigente, disciplinado, obstinado, briguento. São muitos adjetivos para definir Bernardinho, o técnico de vôlei considerado o maior campeão da história do voleibol. Bernardo Rezende, que aparece na foto à direita, era o levantador reserva da forte seleção da década de 1980. William (à esquerda) era o titular. Os dois estão juntos na quadra no momento do aquecimento para o jogo contra a Coreia no Mundialito de 1982. Dois anos depois, como levantador reserva da seleção, Bernardinho viveu sua primeira conquista olímpica, quando o Brasil foi prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984.


Bernardinho entre os jogadores da equipe brasileira de vôlei masculino, vencedora da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (EUA) em 1984. Da esquerda para direita: (em pé) Bernard Rajzman, Mário Xandó, Amauri Ribeiro, Marcus Vinicius, Badalhoca (Antônio Carlos Gueiros Ribeiro), Fernandão (Fernando Roscio de Ávila) Domingos (Domingo Lamparielho Neto), Léo e Rui; (sentados) William Carvalho da Silva, José Montanaro, Ronaldo, Bernardinho, Renan dal Zotto e Bebeto de Freitas. Foto:Domício Pinehiro/ Estadão  

Bernardinho tornou-se técnico aos 30 anos e, de segundo levantador, tornou-se um comandante de sucesso, um treinador respeitado em todo o mundo. Conquistou vitórias importantes com a seleção feminina de 1993 a 2000. O primeiro ouro de Bernardinho no masculino foi conquistado logo no primeiro ano à frente do grupo, com a vitória na Liga Mundial de 2001. A partir daí, chegou à final de quase todos os campeonatos que disputou. Sob seu comando, a seleção masculinaconquistou o ouro olímpico em Atenas em 2004 e no Rio no ano passado, além da prata em 2008 nos Jogos de Pequim, e em 2012 nos Jogos de Londres.

No ano desta foto, 1982, o vôlei brasileiro foi eleito o principal fato do esporte na tradicional pesquisa Melhores do Esporte do Estadão (abaixo). Não era para menos. Naquele ano a seleção masculina venceu o Mundialito no Maracanãzinho, no Rio, com uma equipe de craques como Bernard, inventor do saque Jornada nas Estrelas, Renan, Montanaro, Léo, Amauri e Xandó.

O Estado de S. Paulo - 19/12/1982

Os jogos desse torneio provocaram uma 'voleimania no País', definiu o Estado. Foi a primeira competição do esporte transmitida ao vivo pela TV. O vôlei entrava finalmente na fase de profissionalização. Em entrevista ao jornal, o então presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Carlos Nuzman, comemorava "chegou a hora e a vez do volêi".

O Estado de S. Paulo - 26/9/1982


Atualizado em 11/01/2017.

Navegue na galeria e veja mais do 'Fotos Históricas'

Tag: Vôlei

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos