ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: dois Stones no Brasil

Veja imagens inéditas da viagem de Mick Jagger e Keith Richards ao Brasil em 1969

18 de junho de 2015 | 12h 55
Estadão Acervo


                                                                                                                                                                    Acervo/Estadão

Eles tentaram passar desapercebidos pelo Brasil. Mas Mick Jagger e Keith Richards foram descobertos pela imprensa quando vieram pela primeira vez ao País para passarem féria no Réveillon do ano anterior. Eles desembarcaram no porto do Rio de Janeiro em 29 de dezembro de 1968. Estavam acompanhados de suas namoradas, Jagger com Marianne Faithfull e Richards com Anita Pallemburgo, a filha do casal, e a babá. 


                                                                                                                             Acervo/Estadão

Nas fotos inéditas da viagem, Keith Richard aparece sempre de chápeu encobrindo o rosto. O guitarrista ficou irritado quando lhe foi perguntado se os Rollings Stones estavam em crise por terem aparecido em 16º lugar em uma ranking de bandas, e os Beatles em bem acima, em 5º. Sim, respondeu ironicamente, "realmente estamos em grande decadência; cada vez mais para baixo". 

Mick Jagger, o mais simpáitco, segundo a reportagem do Estado de 3 de janeiro (ver abaixo), disse que a música popular brasileira "tomou um rumo muito comercial', por isso não se interessava por ela. O que ele gostaria mesmo de ouvir eram músicas folclóricas, e "assistir a festa de Iemanjá, ouvir os cantos de macumba". 

O Estado de S. Paulo -  3/1/1969

Do Rio de Janeiro, de onde foram tiradas as fotos, partiram para Matão, cidade do interior paulista, onde ficaram hospedados na fazenda de Walter Moreira Salles, diplomata, fundador do Unibanco e ex-ministro da Fazenda de João Goulart. Lá foram flagrados "comprando fogos de artifícios e brinquedos". Foi na fazenda que conseguiram privacidade, como relatou a reportagem do Estado.  Um esquema de segurança foi montado para "impedir a aproximação de fotógrafos ou que qualquer outra pessoa. Quatro guardas fazem a ronda de toda a fazenda". 

O Estado de S. Paulo - 14/1/1969

Para ver outras 'Fotos Históricas', navegue na galeria.

Atualizado em 24/2/2016.

Tags: Fotografia, Rolling Stones

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos