ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: formigueiro humano

Na década de 1980 Serra Pelada foi invadida por milhares de garimpeiros em busca de ouro

30 de abril de 2015 | 15h 00
Rose Saconi

 
Garimpo de Serra Pelada em 1984, no auge de sua exploração. Aureliano Biancarelli/Estadão

Na corrida pelo ouro, no início da década de 1980, milhares de homens trabalharam dia e noite na cratera aberta à mão no sudeste do estado do Pará. Serra Pelada foi o maior garimpo a céu aberto do mundo. Os garimpeiros, vindos de todas as partes do Brasil, se amontoaram no município de Curionópolis, em condições precárias. A terra retirada no garimpo era carregada em sacos no ombro por milhares de garimpeiros, e a escavação se fazia com pás e picaretas.

O Estado de S. Paulo - 27/8/1980

História. A história de Serra Pelada começou no início dos anos 1980, quando um grupo de garimpeiros encontrou ouro na superfície de uma grota na Fazenda Três Barras. Logo uma multidão correu para a região em busca de fortuna. O auge da produção ocorreu em 1983, quando foram retiradas oficialmente 13,9 toneladas de ouro. Nessa época, órgãos oficiais chegaram a estimar de 60 a 80 mil garimpeiros na mina.

Em 1984, com a queda na produção e o aumento do número de acidentes e desmoronamentos na cava que se transformou em formigueiro humano, o governo ordenou o fechamento do garimpo. A Companhia Vale do Rio Doce detinha, desde então, os direitos sobre a área. Mas os milhares de garimpeiros resistiam a abrir mão do ouro, fincaram pé no local e conseguiram prorrogar várias vezes o direito de permanecer na mina. Em troca, a Vale chegou a receber do governo uma indenização de R$ 59 milhões. Em 1992, com Fernando Collor presidente, o garimpo foi de fato fechado.

Veja outras fotos históricas:

# Elis Regina arrastando fãs

# Ovos de Páscoa na rua

# Clodovil, entre rendas e babados

# O retorno de Chico Buarque

# O discurso de Jânio

# Tom e Elis

# Certeiro de esquerda de Eder Jofre

# Simonal recebe James Brown

# Susto e euforia do prefeito

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos