ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: guarda Luizinho

Policial ficou conhecido pelo jeito diferente e bem-humorado de conduzir o trânsito

06 de julho de 2015 | 12h 08
Rose Saconi


       Pedestres atravessam fora da faixa e levam um 'pito' do  guarda sempre bem-humorado. Acervo/Estadão

Um policial de trânsito que trabalhava nas esquinas das ruas Xavier de Toledo e Barão de Itapetininga, bem ao lado do antigo Mappin, ganhou fama nos anos 1970. Com gestos teatrais, bom humor e criatividade, o paraibano Luiz Gonzaga Leite, o guarda Luizinho, tinha um modo curioso e irreverente de cuidar dos pedestres e motoristas do Centro.

Ele não se acanhava, por exemplo, em ficar de joelhos para impedir que um pedestre atravessasse a rua com o semáforo aberto para os carros. Nem de abrir a porta de um automóvel parado sobre a faixa de pedestres para que as pessoas passassem por dentro dele. Era comum também ver o policial “carregar” as pessoas pelas mãos para atravessar a rua corretamente. Pedestres e comerciantes da região chegavam a ficar parados na calçada assistindo e se divertindo com as brincadeiras de Luizinho no trabalho.

Jornal da Tarde - 2/6/1975

Abaixo-assinado. O carisma de Luizinho chegou a motivar um abaixo-assinado com mais de 65 mil em 1976, quando a Polícia Militar resolveu fazer um rodízio de guardas de trânsito e Luizinho fora transferido para o cruzamento da avenida São João com Ipiranga. A população pediu e, em poucos meses, Luizinho estava novamente na esquina da Praça Ramos. Na sua volta ele foi recebido por festa pelos pedestres.


 Luizinho trabalhando em 1977: trânsito disciplinado com bom humor. Acervo/Estadão

Para ver outras 'Fotos Históricas', navegue na galeria.

Tags: São Paulo, Centro

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

John Kennedy assassinado

Há 55 anos, presidente dos EUA era baleado no Texas John Kennedy assassinado

Veja a edição completa de 23/11/1963

Tópicos
ver todos