ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: Jânio Quadros pendura as chuteiras

Em 1986, político usou calçados e bilhete para reafirmar intenção de se aposentar em 1989

06 de janeiro de 2016 | 11h 51
Liz Batista


As chuteiras do prefeito Jânio Quadros, penduradas na porta do gabinete, 06/01/1986/ Newton Aguiar/ Estadão 


Famoso por suas excentricidades, Jânio Quadros foi também um gênio do marketing pessoal. Com maestria sabia como atrair publicidade para si e para seus atos. Em 6 de janeiro de 1986, dias após tomar posse como prefeito de São Paulo e em meio os rumores de que se candidataria à Presidência, Jânio pendurou um par de chuteiras na porta do seu gabinete. Junto à porta também fixou um bilhete com os dizeres: “O prefeito não é candidato a qualquer cargo eletivo. Este é o seu último mandato e a matéria não pode ser objeto de conversa.

O Estado de S.Paulo - 07/01/1986
 

A mensagem que acompanhava as chuteiras - presente de Vicente Mateus, ex-presidente do Corinthians e colega de partido no PTB - reafirmava a promessa de campanha de aposentar-se da vida pública ao término da sua administração, em 1989. O Estado publicou a fotografia das chuteiras na capa da edição de 7 de janeiro de 1986, de autoria do fotógrafo Newton Aguiar. A reportagem trouxe a declaração de apoio do ex-prefeito e então ministro das Relações Exteriores, Olavo Setúbal, a uma possível candidatura de Jânio ao Planalto em 1989.


 

Jânio Quadros, 17/11/1985. Claudine Petroli/ Estadão

Polêmica na posse. Jânio já havia causado certa comoção na sua posse, ao desinfetar a cadeira de prefeito, ocupada pelo oponente nas eleições municipais de 1985, Fernando Henrique Cardosos, candidato do PSDB.


Publicidade de abril de 1986 pede a candidatura de Jânio para o Governo


A imagem das chuteiras foi usada por janistas, em abril de 1986, para pedirem sua candidatura ao Governo do Estado. A Prefeitura de São Paulo foi o último cargo público que Jânio Quadros exerceu.

Navegue na galeria e veja mais do 'Fotos Históricas'

Tag: Jânio Quadros

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos