ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: nasce um avenida

Avenida Alcântara Machado foi construída para ampliar a ligação centro-leste da cidade

21 de outubro de 2015 | 17h 19
Estadão Acervo

Radial Leste, avenida alcântara machado

A partir da década de 1950, São Paulo foi rasgada de norte a sul, de leste a oeste. A cidade com mais de 3,5 milhões de habitantes já convivia com trânsito estrangulado e com as pessoas morando cada vez mais longe do centro. Para abrir novos caminhos, nada foi poupado. 

A fotografia de Domício Pinheiro captou esse momento. Ela foi tirada em janeiro de 1957 na esquina da Rua Piratininga, no Brás, com a nova Avenida Leste. Hoje chamada Alcântara Machado. Em primeiro plano, operários derrubam um imóvel que ficava no trajeto da nova avenida. Em segundo, a antiga via pavimentada com pedras e com o trilho dos bondes. E no fundo, a nova avenida avançando. E lá em cima, como testemunha, a cúpula da Catedral da Sé. 

Antes da Alcântara Machado, a única opção de ligação entre Zona Leste e o centro cidade era a Celso Garcia. Na tradicional via que começa no Brás, o espaço dos bondes e os ônibus era dividido com os carros. Esses, cada vez em maior quantidade.


O Estado de S. Paulo 9/1/1957


Para desobstruir o caminho foi construída, paralela a ela, a Avenida Leste, ou Avenida Alcântara Machado. A construção da Avenida Leste fazia parte do plano da Radial Leste, anunciado em 1945. O trajeto completo dessa via, que liga o centro à Zona Leste, foi inaugurado somente em 1972.

Veja outras Fotos Históricas na galeria

Tags: urbanismo, Radial Leste

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos