ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: o novo Mercado Municipal

O 'Rotogravura' dedicou duas páginas com fotos da maior novidade da cidade em 1933

29 de julho de 2015 | 12h 38
Carlos Eduardo Entini


Em maio de 1933, quem folheou a edição do dia 17 do Suplemento Rotogravura do Estado, encontrou duas páginas só com fotos da maior novidade da cidade daquele ano (veja as páginas abaixo). O Mercado Muncipal, como ficou conhecido, foi entregue aos paulistanos em janeiro, no dia do aniversário da cidade. As fotos foram feitas na parte destinada a vender 'retalhos', com os 'stands' padronizados feitos de metal e azulejos. Essas estruturas não existem mais.


O 'grande salão' do Mercado Municipal foi construído obedecendo a setorização de produtos. Uma lógica que encontramos nos supermercados atuais, mas na época era novidade. Foram divididas áreas segundo a 'especie de mercadoria', conforme informou a reportagem do Estado no dia da inauguração do mercado.

A divisão, que em parte permanece ainda hoje, foi a seguinte: "A metade lêste do Novo Mercado foi reservada ao commercio de frutas, verduras e flores, e outros artigos ligados à horticultura e floricultura; os demais typos de vendas foram localizados na metade oeste, aggrupando-se: na parte anterior, emporios, cafés, torrefações, diversos cereaes, aves, salchicharias e lacticinios; e na parte posterior, junto ao frigorifico, açougues, pescados, miudos e leilão de peixes, generos que necessitam mais do frigorifico e também têm hygiene e bancas especiais".

A setorização fez parte do projeto desde o início. Ainda segundo a reportagem, funcionários responsáveis pelo projeto e da prefeitura "visitaram os principaes mercados da America do Norte, do Sul e Europeus, de mais recente construção". Os 'stands' como os vistos na foto, foram elaborados pelo Liceu de Artes e Ofícios. 


Navegue na galeria e veja mais do 'Fotos Históricas'.

Tags: Mercado Municipal

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos