ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: o papa e a santa

João Paulo II inaugurou a Basílica de Aparecida, o segundo maior templo católico do mundo

04 de julho de 2015 | 10h 11
Liz Batista



















Papa celebra missa de inauguração da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, 4/7/1980. Reginaldo Manente/ Estadão

Há 35 anos a Basílica de Nossa Senhora Aparecida era inaugurada pelo papa João Paulo II, em 04 de julho de 1980. A ocasião foi coberta por grande comoção. Motivos não faltavam. Era a primeira vez que um papa visitava o País e ele vinha consagrar o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a santa padroeira do Brasil. Cerca de 300 mil fiéis assistiram à missa regida pelo papa.

O Estado de S.Paulo- 05/7/1980

Nossa Senhora Aparecida. Em 1717 um João tirou a imagem de Nossa Senhora Aparecida do rio e, em 1980, outro João a levantou aos céus e abriu sua casa aos romeiros e devotos. Da descoberta da estátua pelo pescador João Alves no Rio Paraíba até a fundação da basílica pelas mãos do pontífice passaram-se 263 anos. Nesse tempo o culto à santa difundiu-se entre os brasileiros. Foi graças a essa devoção que na década de 1940 missionários redentoristas começaram a trabalhar num projeto para construção de uma nova basílica mais ampla para atender ao número de peregrinos que vinham orar aos pés da imagem da santa.

A Basílica, localizada na cidade de Aparecida, interior de São Paulo, foi a terceira igreja erguida para a santa. Na mesma proporção em que crescia o número de devotos, aumentavam as dimensões dos templos erguidos para ela. O Santuário tem mais de 140 mil m² de área construída, é o segundo maior  templo católico do mundo - só é menor que a Basílica de São Pedro, no Vaticano - e o quarto santuário mais visitado do mundo, com uma média de 12 milhões de romeiros ao ano.


Navegue na galeria e conheça outras "Fotos Históricas"

Tags: Nossa Senhora Aparecida

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

A estreia de King Kong

Veja essa e outras capas históricas A estreia de King Kong

# Capa do jornal de 28/5/1933

Tópicos
ver todos