Busca
Busca por data

Fotos Históricas: o primeiro dia do Minhocão

Visitar o novo viaduto de carro foi programa de domingo do paulistano

20 de julho de 2015 | 12h 56
Rose Saconi


Carro quebrado provocou congestionamento no dia da inauguração. Acervo/Estadão

Era um bonito domingo de sol e o paulistano saiu com a família para fazer um passeio motorizado, conhecer o novo 'presente' que a cidade ganhara ao completar 417 anos. O Elevado Costa e Silva, o Minhocão, como ficou conhecido. A via, que prometia uma ligação rápida entre as zonas leste e oeste, foi inaugurada no dia 24 de janeiro de 1971 pelo então prefeito Paulo Maluf. "Foi construído o maior viaduto da América Latina, que acompanha as depressões e elevações do terreno, fazendo com que nos vejamos em uma verdadeira montanha russa", dizia o Estado.

A reportagem acompanhou o primeiro dia de funcionamento do novo viaduto e registrou além da solenidade oficial, o movimento intenso dos carros, as pessoas nas janelas dos prédios e flagrou carros quebrados que provocaram lentidão no trânsito. Na foto abaixo é possível notar que o controle de trânsito era feito por um soldado que ficava numa torre situada à altura da Conselheiro Brotero, paralela à Avenida Pacaembu. O local era considerado estratégico para a visualização do viaduto.

O Estado de S. Paulo - 26/1/1971

Hoje, o passeio dos paulistanos no Minhocão aos sábados e domingos não é mais para os carros. Desde o último dia 11 de julho o Elevado Costa e Silva é uma área de lazer apenas para pedestres, ciclistas e skatistas.


        Quando foi inaugurado, viaduto tinha torre de observação para alertar congestionamentos.  Acervo/Estadão

Para ver outras 'Fotos Históricas', navegue na galeria:

Tags: Minhocão

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos