ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: o primeiro micro-ônibus

Primeira linha de São Paulo foi inaugurada pela CMTC em 1958; micros tinham 20 lugares

30 de julho de 2015 | 17h 00
Rose Saconi


Acervo/Estadão

"Chegou o primeiro micro-ônibus de uma frota de 200 que começarão a circular no próximo mês na cidade", noticiou o Estado no dia 14 de maio de 1958.

A Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), estatal extinta nos anos 1990, trouxe os primeiros micros do Rio de Janeiro com o objetivo de melhorar e agilizar o transporte público na cidade. Como se vê na foto, era um 'onibuzinho' montado num caminhão Mercedes-Benz. Acomodava 20 passageiros sentados. Não era permitido transportar ninguém em pé.

O micro tinha apenas uma porta. "Não há no micro-ônibus o sistema de cobrança usado nos demais veículos da empresa, pois o próprio motorista se encarrega de fornecer fichas aos passageiros, para serem depositadas na caixa", detalhou a reportagem. A passagem custava 10 cruzeiros, na época mais cara que o ônibus, bonde e trólebus.

Inauguração. A viagem inaugural da linha, que ligava Santo Amaro ao centro, foi realizada no dia 5 de junho com dez micro-ônibus. Em alguns trechos, os veículos chegaram a atingir uma velocidade de 90 km/h. Estiveram presentes à cerimônia o prefeito Ademar de Barros e vários diretores da empresa. "No seu discurso, proferido do alto de um palanque armado em cima de um caminhão, o sr. prefeito afirmou a sua intenção de instalar o maior número de linhas de micro-ônibus nos diferentes bairros da cidade". A segunda linha, sentido Tucuruvi, começou a operar no mês de julho.

O Estado de S. Paulo - 6/6/1958

Navegue na galeria e veja mais do 'Fotos Históricas'


Tags: Transporte, Mobilidade Urbana, São Paulo

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos