ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: orcas no Playcenter

Acrobacias de baleias foram a grande atração do parque de 1985 a 1989

22 de junho de 2015 | 12h 29
Rose Saconi


                                                                                                   Benedito Salgado/Estadão

Em quase quatro décadas de funcionamento, o Playcenter, famoso parque de São Paulo fechado há três anos, teve vários brinquedos e atrações que entraram para a história da infância de muita gente e também da cidade. Um deles foi o Orca Show, apresentação de acrobacias com as baleias Samoa (fêmea) e o macho Nandu. Chamadas de 'baleias assassinas', chegaram ao Brasil no final de 1984 (imagem abaixo). "Depois de uma incômoda viagem de avião, já estão em São Paulo duas orcas vindas da Islândia especialmente para ser mais uma atração do Playcenter", dizia a reportagem do Estado.

O Estado de S. Paulo - 28/11/1984

A chegada dos animais era para ser sigilosa, mas a informação acabou vazando para a imprensa. As baleias precisaram de cerca de seis meses para serem treinadas e adaptadas antes da estreia (imagem abaixo).

O Orca Show foi um grande sucesso. Famílias vinham do interior e de outras cidades do País para assistirem as peripécias das orcas saltando dos tanques para pegar os peixes oferecidos pelos treinadores e aplaudiam com o estardalhaço que faziam ao mergulharem com seus oito metros e nove toneladas. Era água para todo o lado.

O Estado de S. Paulo - 28/6/1985

Em 1988, após quatro anos vivendo no parque brasileiro, uma das baleias - que deveria viver cerca de 60 anos - morreu vítima de tumores renal e pulmonar. O show continuou a ser realizado apenas com a fêmea por mais um ano até 1989, quando o Playcenter anunciou o fim da atração e a viagem de Samoa para Miami.

Para ver outras 'Fotos Hisóricas', navegue na galeria.

Tags: São Paulo, Lazer

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos