ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: Ricardão do trânsito

Para motoristas tirarem o pé do acelerador nas marginais, CET usou boneco

27 de julho de 2015 | 13h 00
Rose Saconi


Ricardão, o agente da CET, em ação na Marginal Tietê. Clóvis Ferreira/Estadão

Numa época em que haviam poucos radares de velocidade nas marginais, um famoso boneco ajudou na fiscalização do trânsito em São Paulo. Chamado de Ricardão, em homenagem ao gerente das marginais, Ricardo Teixeira, o boneco era um manequim vestido com o uniforme dos agentes de trânsito da cidade, os marronzinhos. Em 1994 foram instalados vários desses bonecos nas cabines da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que existiam nas marginais e em outros pontos estratégicos da cidade. O objetivo era inibir os motoristas infratores e aumentar a segurança das vias.

O Estado de S . Paulo - 6/1/1994

"A simples presença de alguém uniformizado, que não chega a ser identificado à distância como um manequim, já faz 90% dos motoristas tirarem o pé do acelerador", justificou na época o secretário dos Transportes, Getúlio Hanashiro. 


Wilson Melo/Estadão

No começo da operação, o falso agente Ricardão, e algumas versões femininas do boneco apelidadas de Susy, ficaram famosos e aguçaram a curiosidade nos motoristas que começaram a andar mais devagar nas marginais só para ver os bonecos. A CET resolveu, então, deixar o boneco "descansando" uns dias no gabinete do secretário até a curiosidade passar (veja foto acima).


Boneca Suzy em seu posto de trabalho na marginal do Tietê. Epitácio Pessoa/Estadão

Os bonecos ficaram na ativa até a aprovação do Código de Trânsito Brasileiro em 1997. Um deles foi preservado por um tempo no Museu da CET. Mais tarde, a companhia decidiu se desfazer do boneco e enviou todos para a reciclagem.

Para ver outras 'Fotos Históricas', navegue na galeria:

Tags: Trânsito, Marginal

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos