ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: sangue para a paz

Cruz Vermelha convocou ex-combatentes da FEB para doar sangue em 1960

10 de novembro de 2015 | 16h 59
Liz Batista

Doação de sangue durante a campanha "Sangue pela Paz", em junho de 1960. Acervo/ Estadão 

Atuante na promoção das campanhas de doação de sangue, o Estado publicou a imagem acima na edição de 19 de junho de 1960. A fotografia mostra uma doação de sangue realizada durante a campanha Sangue para a Paz. A iniciativa, organizada pela Cruz Vermelha, convocou ex-combatentes a participarem de uma campanha mundial de doação de sangue no Dia Mundial do Ex-Combatente, 18 de junho. No Brasil a campanha falava diretamente aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, que haviam lutado junto aos aliados na Segunda Guerra Mundial.

O Estado de S. Paulo - 18/6/1960 


Em São Paulo a campanha contava com apoio técnico da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan). Na época, a recém formada entidade sem fins lucrativos começava a desenvolver um importante trabalho de coleta de sangue e abastecimento dos hospitais da capital. Criada em 1960 pelo engenheiro Othon Barcellos, a Colsan buscava apoio de empresas e entidades privadas para desenvolver campanhas de doação voluntária.

Além de postos fixos de coleta, unidades móveis funcionavam em ruas e empresas. A distribuição era feita aos hospitais da rede pública sem qualquer custo. Em 1961, a entidade prestou auxílio às vítimas do incêndio do Gran-Circo Norte Americano,  em Niterói.

O Estado de S. Paulo - 07/3/1961 

A entidade conta atualmente com 10 postos de coleta e atende cerca de 100 hospitais em todo o Estado de São Paulo.

Navegue na galeria e veja mais do 'Fotos Históricas'

Tag: Doação de Sangue

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos