ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Fotos Históricas: Tomie Ohtake premiada pelo MAM

Em 1960, talento da artista plástica foi reconhecido por críticos, artistas e empresários de arte

28 de setembro de 2015 | 0h 07
Rose Saconi


Acervo/Estadão

Nascida no Japão, a artista plástica Tomie Ohtake veio para o Brasil em 1936 e começou a pintar quando tinha 39 anos de idade. Pouco tempo depois já ganhou reconhecimento ao ganhar o Prêmio Probel de Pintura do Museu de Arte de São Paulo (MAM), em 1960, quando esta foto foi tirada.

O Estadão na época classificou o prêmio no valor de 150 mil cruzeiros como "um dos maiores atribuídos no Brasil". Entre os membros do júri dessa premiação estavam críticos de arte, como Mário Pedrosa, artistas como Alfredo Volpi e o presidente do museu, Ciccillio Matarazzo.

"Artista de sensibilidade aguda, poética, sua obra, de uma versatilidade colorística exemplar e de uma riqueza de formas e de volumes, tem chamado a atenção dos nossos melhores críticos, sendo atualmente considerada uma das mais importantes expoentes do abstracionismo em nosso País", escreveu o jornal.

O Estado de S. Paulo - 24/11/1960
tomie Ohtake

Mãe e profissional. Tomie Ohtake morreu no mês de fevereiro último com 101 anos e em plena atividade. Mais de metade de seu tempo de sua produtiva vida foi dedicada à pintura. Atividade que só começou depois de ver os filhos formados. Mãe dos conhecidos arquitetos Ruy e Ricardo Ohtake, ela passou igualmente pela experiência de organizar o espaço para depois desconstruir a forma e se tornar um dos principais nomes do abstracionismo informal.

Instituto. Na Vila Madalena, em São Paulo, fica o Instituto Cultural Tomie Ohtake, um espaço para exposições de artes visuais e cultura. Foi inaugurado em 2001 para celebrar o 88.º aniversário da artista japonesa.

Navegue na galeria e veja mais do 'Fotos Históricas'


Tags: Artes, PIntura

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos