ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Grade do Maracanã desabou há 20 anos

Incidente, na final entre Flamengo e Botafogo, deixou 3 mortos e centenas de feridos

18 de julho de 2012 | 16h 27
Rose Saconi

 
Foto: Hipólito Ferreira/AE


Na decisão do Campeonato Brasileiro de 92, no dia 19 de julho, Flamengo e Botafogo se enfrentaram na final da competição. Momentos antes de os dois times entrarem em campo, as grades que ficam no primeiro degrau das arquibancadas do Maracanã cederam.Centenas de pessoas caíram, três morreram e outras 90 saíram feridas.



O acidente no Maracanã não foi o único da história do futebol brasileiro. A maioria foi causada por brigas entre torcedores, desorganização, superlotação ou más condições de estrutura dos estádios.

Em 1945, cerca de 30 mil pessoas lotaram o estádio São Januário, no Rio, para acompanhar Flamengo e Vasco. Uma confusão que começou com a discussão entre dois torcedores provocou um empurra-empurra e um muro desabou sobre as cadeiras da pista. O acidente deixou 110 pessoas feridas, sendo três em estado grave.



Parte da arquibancada da Vila Belmiro, em Santos, caiu durante um clássico entre Santos e Corinthians, em 1964, deixando 181 torcedores feridos.


Foto: Domício Pinheiro/AE

Em 1973, o Fluminense viajou ao Piauí para um amistoso contra o Tiradentes, que marcaria a inauguração do Estádio Alberto Tavares da Silva, o Albertão. Mais de 30 mil pessoas lotaram o estádio, uma grade de segurança se rompeu e cinco pessoas morreram. Pelo menos outras 70 se feriram.



No dia 30 de dezembro de 2000, durante o segundo jogo das finais da Copa João Havelange, disputado entre São Caetano e Vasco, parte do alambrado do Estádio de São Januário desabou. O fato só não se transformou em tragédia porque não houve vítimas fatais - 140 saíram feridos.



No dia 25 de novembro de 2007, sete pessoas morreram durante o jogo entre Bahia e Vila Nova (GO), pela série B. O acidente ocorreu a dez minutos do final quando um bloco de cimento se despregou de uma laje da arquibancada superior e fez com que várias pessoas caíssem de altura de 15 metros.



Tragédias em estádios não são exclusividade brasileira. Uma das mais grave de todas aconteceu em Sheffield, na Inglaterra, em 1989. No jogo entre Liverpool e Nottingham Forest, 96 pessoas morreram esmagadas.

Viu essa página?

John Kennedy assassinado

Há 55 anos, presidente dos EUA era baleado no Texas John Kennedy assassinado

Veja a edição completa de 23/11/1963

Tópicos
ver todos