ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Há 100 anos, a primeira Copa Roca

Seleção brasileira venceu 1ª edição do torneio. Foi dele que nasceu a rivalidade com os argentinos

27 de setembro de 2014 | 10h 53
Rose Saconi

A rivalidade no futebol entre Brasil e Argentina começou há um século, na disputa da Copa Roca realizada em Buenos Aires. Mas, ao contrário das partidas nada amigáveis entre as duas seleções no decorrer da história, no primeiro confronto entre elas, os brasileiros foram recebidos com festa e gentilezas na chegada a Buenos Aires para a disputa da torneio que leva o ex-presidente argentino Júlio Roca.

"Logo na chegada, a commissão que nos recebeu nos propoz muito lealmente que transferíssemos o encontro para o domingo seguinte, o que foi aceito", escreveu o enviado especial do Estado que viajou junto com a delegação brasileira e contou detalhes sobre o atraso do navio e as péssimas condições da viagem, "os jogadores enjoaram muito", relatou o repórter.



Primeiro jogo.
Como a partida já tinha sido anunciada, ficou resolvido que haveria um jogo amistoso e serviria de treino para a competição oficial. Neste primeiro jogo, realizado em 20 de setembro de 1914 (à esquerda) - apenas dois meses depois da primeira partida oficial da seleção brasileira -, o Brasil perdeu de 3 a 0.





Uma semana depois da derrota, no dia 27 de setembro de 1914, o Brasil voltou a enfrentar os argentinos no jogo oficial e venceu por 1 a 0, gol de Rubens Sales. O time brasileiro jogou com Marcos, Pindaro, Neri, Lagreca, Rubens Sales, Pernambuco, Millon, Osvaldo Gomes, Bartô, Friedenreich e Arnaldo.

O Estado de S. Paulo - 29/9/1914, 1/10/1914 e 5/10/1914
 

Copa Roca. A história da Copa Roca começou quando o general Júlio Roca, presidente da Argentina, ofereceu um troféu para ser disputado ente as seleções brasileira e argentina.

"Para estímulo da juventude, que em nossas pátrias cultiva esse nobilíssimo esporte, para estabelecer também um novo motivo de relações amistosas e comuns propósitos entre os mesmos, veria um agrado que a Copa se jogasse três anos consecutivos entre os selecionados brasileiro e argentino, ficando de propriedade daquele que a vencer duas vezes". Estas foram as palavras do presidente Julio Roca, quando entregou o troféu ao embaixador brasileiro em Buenos Aires, em 1913 no anúncio da competição.



General Júlio Roca. Acervo/Estadão

Pelé. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, fez sua partida de estreia na seleção brasileira válida pela Copa Roca de 1957, no Maracanã, quando ainda era um garoto desconhecido de apenas 16 anos. O Brasil perdeu o jogo por 2 a 1. Pelé foi o autor do gol quando a seleção brasileira perdia por 1 a 0. Dias depois, no Pacaembu, marcou o primeiro gol do 2 a 0, garantiu o troféu para o Brasil e escreveu seu nome na história.

O Estado de S. Paulo - 11/7/1957
>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos