ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Há 100 anos, brasileiros votavam para Presidente

Com chapa única, votação elegeu Rodrigues Alves para seu segundo mandato na Presidência

01 de março de 2018 | 11h 03
Liz Batista


Rodrigues Alves foi eleito para um segundo mandato como presidente em 1918, morreu antes de assumir o cargo. Reprodução/ Estadão

Em 1º de março de 1918, os brasileiros foram às urnas eleger a figura que ocuparia o mais alto cargo da República e escolher os mandatários que legislariam no Congresso Nacional. Diferentemente das sete votações diretas para anteriores, as eleições de 1918 transcorreram com tranquilidade, sem relatos de violências nos locais de votação ou adulteração das urnas. No jogo de cartas marcadas da República Velha, a chapa única que concorreu ao pleito levou o paulista Francisco de Paula Rodrigues Alves à sua segunda eleição como Presidente da República e o mineiro Delfim Moreira ao cargo de vice-presidente.   

O Estado de S.Paulo - 01/3/1918

De março à julho, quando a contagem dos votos foi encerrada, o Estado publicou em suas edições quadros atualizados com os resultados contabilizados. Na edição de 06 de março, uma nota contava que os “membros da commissão directora do Partido Republicano Paulista”, o partido de Rodrigues Alves, haviam realizado uma visita para cumprimentá-lo pela “eleição de s. ex. À presidencia da Republica, no próximo quatriennio.

O Estado de S.Paulo - 04 e 06/3/1918 



Antes da posse, Rodrigues Alves adoeceu, sucumbiu à epidemia de gripe espanhola que atingia o Brasil. Seu vice, Delfim Moreira assumiu a Presidência  em seu lugar, em 15 de novembro daquele ano. O estado de saúde do presidente eleito se agrava e Rodrigues Alves falece em 17 de janeiro de 1919, antes de cumprir metade do seu mandato, antes se quer de tomar posse. Como previa a Constituição, novas eleições presidenciais foram convocadas. Em 1919, Epitácio Pessoa, do PRM (Partido Republicano Mineiro), foi eleito Presidente da República. 


Leia Também:
A primeira eleição presidencial do Brasil
Proclamação da República
A 1ª Constituição republicana
Brasileiros vão às urnas pela 22º vez escolher presidente

#Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram

Viu essa página?

Alemanha 7 x 1 Brasil

A maior derrota da seleção brasileira Alemanha 7 x 1 Brasil

Veja a edição completa de 09/7/2014

Tópicos
ver todos