Há 30 anos, times rompiam com CBF e criavam Clube dos 13

Entidade reuniu os maiores clubes do futebol nacional e organizou o torneio Copa União

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em 11 de julho de 1987, treze dos mais tradicionais e populares clubes do futebol brasileiro se reuniram e fundaram uma organização que procurava revolucionar o cenário do esporte no País e agir para impedir que os problemas financeiros da CBF colocassem em risco a realização do campeonato nacional. A entidade era formada pelas agremiações do São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Vasco, Fluminense, Flamengo, Botafogo, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG e Bahia, times que juntos somavam mais de90% dos torcedores do País. 

 Estado de S.Paulo- 12 e 14/7/1987

PUBLICIDADE

Os clubes membros acreditava que um torneio com a participação dos 13 maiores clubes,que concentravam mais de 90% dos torcedores do País, conseguiria reverter a baixa audiência de público que os jogos vinham enfrentando, criaram a Copa União, disputada por 16 times. A aposta se provou certa,.os torcedores voltaram a encher as arquibancadas dos estádios e a receita dos jogos mostrou-se lucrativa.

Com independência administrativa da CBF, o Clube dos 13 atuava na defesa dos interesses econômicos dos times membros, negociando direitos de transmissão dos jogos com as emissoras de rádio e televisão. A organização chegou a ter 20 clubes membros antes de se dissolver em 2011, quando doze de seus membros racharam com a entidade.

#Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |
# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.