ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Há 30 anos, imagens da Nasa mostravam impacto das queimadas na Amazônia

As fotos foram feitas durante a missão do ônibus espacial Discovery e publicadas pelo Estadão

04 de setembro de 2019 | 15h 58
Liz Batista - O Estado de S.Paulo

Em 1989, fotografias feitas pelos astronautas do ônibus espacial Discovery revelaram a extensão das queimadas na Amazônia. As imagens da Nasa mostraram uma compacta nuvem de fumaça cobrindo 2,5 milhões de km² do território brasileiro. 

O Estado de S.Paulo - 21/3/1989

O Estado de S.Paulo - 21/3/1989

Além das novas imagens, a matéria publicada pelo Estadão mostrou uma fotografia da mesma área feita em 1973. As mudanças eram indicadas nas legendas: “a diferença entre as duas fotos é assustadora. Há 16 anos era possível ter uma visão muito clara da bacia do rio Amazonas e até dos contornos da floresta”, ressaltava o texto.

Earth Observing System. O primeiro satélites do programa da Nasa conhecido como Sistema de Observação da Terra (EOS- Earth Observing System), responsável por gerar imagens em tempo real da superfície terrestre, biosfera, atmosfera e oceanos, foi lançado em 1997. Os dados coletados pelo programa (principalmente os compilados pelos satélites Terra, Aqua e Suomi NPP) são usados pela agência espacial americana para monitorar o desmatamento na Amazônia.

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | instagram

FOTOS HISTÓRICAS

Leila Diniz e amigas em 1967

Veja essa e outras imagens que marcaram época Leila Diniz e amigas em 1967

Foto: Ywane Yamazaki/Estadão

Tópicos
ver todos