ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Há 30 anos, o primeiro caixa eletrônico no Brasil

Serviço bancário informatizado foi um grande acontecimento para a época

12 de abril de 2013 | 15h 35
Rose Saconi

Em 1983, os bancos brasileiros começavam a investir em sistemas informatizados. O primeiro caixa eletrônico do País foi instalado em Campinas, interior de São Paulo, pelo banco Itaú. Tão comum nos dias de hoje, a novidade foi um grande acontecimento para a época. No dia 14 de abril daquele ano, o banco publicou anúncio de página inteira no Estado apresentando "a primeira agência bancária eletrônica funcionando dia e noite no Brasil".

A chegada do caixa eletrônico, algo que pode parecer tão banal nos dias de hoje, foi um evento na época. A empolgação e o fascínio pela novidade de fazer operações de saques, depósitos e consultas de saldo por meio de uma máquina, e não por meio de um funcionário 'em carne e osso', em um guichê de banco, resultou em algumas situações engraçadas.

Logo no primeiro dia de funcionamento, um rapaz pediu ajuda a um funcionário para obter seu saldo. Logo que surgiu no vídeo a frase "informe o número de sua conta corrente", o cliente abaixou-se, encostou a boca no teclado e, baixinho, disse seu número.

Em outro caso divulgado no jornal meses depois, uma mulher, após consultar seus extrato, queria 'apagar' a imagem do visor. Tentou todos os artifícios, abanou e até assoprou o painel.


# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Veja o jornal do dia que você nasceu

Busque a edição pela data de seu nascimento Veja o jornal do dia que você nasceu

# Capa com anúncio de lança-perfume em 1929

Tópicos
ver todos