ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Há 75 anos, japoneses atacavam Pearl Harbor

Ataque às bases militares americanas no Havaí fizeram EUA entrar na 2ª Guerra Mundial

07 de dezembro de 2016 | 18h 29
Liz Batista

Aviões japoneses atacaram as ilhas Havaí e suas bombas foram o sinal para que se estendesse ao resto do mundo a guerra que já ensanguenta três continentes.” Assim, a edição do Estado de 9 de dezembro de 1941 (terça-feira) noticiava os fatídicos eventos de domingo.  


O Estado de S.Paulo- 9/12/1941

O ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor, desferido dois dias antes, em 7 de dezembro de 1941, constituiu o ato de agressão que levou os Estados Unidos a declarar guerra ao Japão e fez com que a grande potência entrasse na Segunda Guerra Mundial.

A edição trouxe informações sobre a ofensiva japonesa e buscou contabilizar as perdas americanas. O jornal  publicou, logo à baixo da manchete que anunciava a declaração de guerra dos Estados Unidos ao Japão, a mensagem do presidente americano Franklin D. Roosevelt ao Congresso.

Em seu discurso Roosevelt, descrevendo como  desonrados e traiçoeiros os métodos empregados pelo Japão, – que poucos instantes antes de empreender o ataque à base naval americano no Pacífico ainda mantinha relações diplomáticas com os Estados Unidos. Ele disse que essa data, o 7 de dezembro,  viveria “como uma infâmia.”  

#Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |
# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram |

PÁGINAS HISTÓRICAS

Proclamação da República

Veja essa e outras capas que marcaram época Proclamação da República

Acervo Estadão

Tópicos
ver todos