ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Há um século: o Monumento às Bandeiras de Brecheret

Artista prepara maquete em homenagem ao centenário da independência do Brasil

28 de junho de 2020 | 11h 32
Acervo - Estadão

O destaque da edição de 28/6/1920 é a criação do atual Monumento às Bandeiras de Victor Brecheret. O projeto original, que hoje está em frente ao Parque do Ibirapuera, foi pensado pelo autor para homenagear os cem anos da independência do Brasil tendo como tema a "epopeia das 'Bandeiras'". 

Segundo a nota do Estadão, a obra estava no Palácio das Indústrias (atual Museu Catavento), onde o autor tinha um ateliê,  e seria oferecida ao povo brasileiro em lugar a ser escolhido pelo governo federal:  "A maquette, já vista por alguns apreciadores, a todos tem agradado intensamente. Agradado tanto, que já se pensa em promover para depois de definitivamente ultimada, os meios de ser o projecto monumento offerecido pelo povo paulista ao povo brasileiro, a fim de ser collocado no local que for escolhido pelos competentes, na capital da Republica."

A ideia inicial não vingou e o projeto foi inaugurado em 1953 durante as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo. A maquete original do monumento pode ser vista na Pinacoteca de São Paulo

A propaganda selecionada foi dos ternos "Estylo Italiano", "um talhe original e elegante, que logo encrontrou admiradores, sendo portanto já adotado em nossa Alfaiataria."

Publicado em 28/6/1920  

Publicado em 28/6/1920  

Veja também:

> Outras notícias históricas

> Todas as edições > Censuradas  > Tópicos  > Pessoas  > Lugares  > Capas históricas

PÁGINAS HISTÓRICAS

Proclamação da República

Veja essa e outras capas que marcaram época Proclamação da República

Acervo Estadão

Tópicos
ver todos