ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Hoje é dia de Santos Reis

A festa popular, que hoje anda bem esquecida, representa a viagem dos Reis Magos

06 de janeiro de 2015 | 8h 39
Estadão Acervo

A Folia dos Reis é comemorada no dia 6 de janeiro e termina um ciclo de festas que começa na noite de Natal. A festa, também conhecida como Terno dos Reis ou Santos Reis, celebra a viagem dos três Reis Magos à Belém para adorar o menino Jesus. A folia começa no Natal, a data em que os reis teriam recebido a mensagem do nascimento. A Folia dos Reis é originária de Portugal, onde é conhecida como Festa dos Rapazes. 


Chegada do festeiro com a bandeira dos Santos Reis na Casa do Grito, em São Paulo, 1958. Ceppo/Estadão

Na tradição popular, os foliões e músicos passam de casa em casa pedindo dinheiro e presentes para a festa do dia 6 de janeiro: “Eles chegam tocando sanfona e violão/Os pandeiros de fita carregam sempre na mão/Eles vão levando, levando o que podem/Se deixar com eles, eles levam até os bodes”, escreveu Márcio Leonardo na canção "Hoje é Dia dos Santos Reis", eternizada por Tim Maia no disco lançado em 1971.

Atrás dos foliões vão os palhaços fazendo estripulias. Eles representam os soldados de Herodes que tentavam desviar os Reis Magos do destino.


Acima, os músicos, abaixo a bandeira dos Santos Reis e os palhaços. São Paulo, 1958. Ceppo/Estadão

A folia era foi muito popular em várias regiões do Brasil, sobretudo em Minas Gerais, interior do Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje ela anda bem esquecida.

Saiba mais sobre a festa:

>> Folia de Reis e do Divino (12/1/1950)

>> Tradição de Reis é mantida (26/1/1971)

>>Até 1967, Dia de Reis era feriado no Brasil


>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos