ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Internet levou americano à prisão em Cuba

Gross foi condenado por levar equipamentos; em troca de sua liberdade, EUA libertará espiões cubanos

17 de dezembro de 2014 | 13h 23
Estadão Acervo

O americano Alan Gross foi preso em 2009 e condenado a 15 anos de prisão pelas autoridades cubanas por ter levado equipamentos de comunicação e de ter instalado conexões ilegais de internet na ilha.

O Estado de S. Paulo - 21/2/2013

 

Em 2014, reportagem da Associated Press revelou que a Agências dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), para qual Gross trabalhava, criou uma rede social, a Zunzuneo, para desestabilizar o governo cubano. O projeto foi estruturado com empresas de fachada, sediadas em paraísos fiscais e financiadas por bancos estrangeiros.

 

O Estado de S. Paulo - 4/4/2014

 

As negociações para a libertação do americano contaram com a influência do ex-presidente Jimmy Carter em 2011, e com governadores americanos em 2013. A liberação de Gross sempre foi condicionada à dos cubanos acusados de espionagem.

Os três presos cubanos que serão libertados fazem parte do grupo de cinco agentes da inteligência de Cuba detidos em Miami, nos Estados Unidos, em setembro de 1998. O grupo foi acusado de usar identidades falsas e de cometer atos de conspiração para assassinato e espionagem.

O Estado de S. Paulo - 28/2/2014

 

Em outubro daquele ano, Fidel Castro admitiu ter enviado agentes aos Estados Unidos com o propósito de espionar os grupos contrarrevolucionários, no entanto negou que sua missão fosse reunir informações militares. Em 2011, um dos condenados foi posto em liberdade, em fevereiro deste ano outro foi libertado.

>> Leia mais:

>> Twitter cubano é subversão, reage Havana

>> Washington reduz ajuda à dissidência em países hostis

 

 Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine 

 

 

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Veja o jornal do dia que você nasceu

Busque a edição pela data de seu nascimento Veja o jornal do dia que você nasceu

# Capa com cartaz do filme King Kong em 1933

Tópicos
ver todos