ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Jornal Fanfulla está on-line no site da Unesp

Maior jornal voltado aos imigrantes italianos de São Paulo começou a circular em 1893

21 de maio de 2020 | 12h 27
Carlos Eduardo Entini - Acervo Estadão

Anúncio da primeira Guerra Mundial em 29/71914

Anúncio da primeira Guerra Mundial em 29/71914

O 'Fanfulla', o jornal de maior circulação em língua italiana de São Paulo no começo do século 20, começa a ficar disponível on-line para consulta no site do Unesp. Muito procurado pelos pesquisadores, até então, o periódico só podia ser acessado nos computadores no Centro de Documentação e Memória (CEDEM) da Unesp.

Dedicado a atender os imigrantes italianos, o maior grupo de estrangeiros em São Paulo na época, o jornal começou a circular em edição dominical em 1893. Em 1915, o Fanfulla atingiu a tiragem 20 mil cópias, e chegou a 40 mil em 1934, tornando-se o segundo maior jornal em tiragem.

Na primeira fase do projeto entrarão no site os arquivos os arquivos do jorna de 1909 até 1931.  “Em quatro meses, serão disponibilizados quatro mil números”, prevê Sonia Troitiño, coordenadora do CEDEM. Na segunda etapa,  estarão disponíveis os jornais de 1893 até 1908.  Até o fechamento dessa reportagem o carregamento dos arquivos estava em março de 1915.

Notícia da reunião da fundação do Palmeiras - 18/8/1914

Notícia da reunião da fundação do Palmeiras - 18/8/1914

De certa forma, a pandemia de Convid-19 acelerou o processo de acesso aos arquivos, pois a pesquisa no centro de documentação está indisponível. Por isso o carregamento dos arquivos na página da UNESP foi priorizado, explica Troitiño, mesmo sem o tratamento das informações que será feito paralelamente.

Inauguração do Teatro Municipal - 12/9/1911  

A historiadora Yara Cristina Gabril é a responsável pela leitura das edições e extração das principais notícias. Segundo ela, o jornal é estruturado em notícias gerais nas primeiras páginas, seguido por notícias da Itália, crônicas da cidade, literatura e, nas últimas páginas, a seção comercial.

Há também notícias de esportes, como a nota que anuncia a reunião que fundou o Palestra Itália, atual Palmeiras, publicada em 19 de agosto de 1914 (ver imagem acima).  Apesar dos arquivos possibilitarem a pesquisa por palavras, o recurso não estará disponível aos internautas na interface do site. Será necessário abrir cada edição para busca do conteúdo.

Apesar de no começo ter sido um jornal satírico - 'Fanfulla' deriva da palavra 'fanfano' que significa falastrão, fanfarrão – o jornal teve diversas linhas editoriais, de anarquista a apoiador do fascismo, conforme ia trocando de mãos. Mas nunca perdeu seu objetivo principal que era ser uma voz para os imigrantes italianos. Foi publicado em língua italiana até 1941, quando a legislação brasileira durante a Segunda Guerra o obrigou a ser publicado em português. No ano seguinte, também por causa da guerra, foi suspenso.  Voltou à atividade em 1947. A publicação ainda existe em formato eletrônico.

Veja também:

> Outras notícias históricas

> Todas as edições > Censuradas  > Tópicos  > Pessoas  > Lugares  > Capas históricas

PÁGINAS HISTÓRICAS

Proclamação da República

Veja essa e outras capas que marcaram época Proclamação da República

Acervo Estadão

Tópicos
ver todos