ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Londres cura feridas da guerra com festa olímpica

Os Jogos tiveram 12 anos de interrupção por causa da guerra; o retorno foi em 1948

25 de julho de 2012 | 15h 20
Rose Saconi

Após 12 anos de interrupção por causa da Segunda Guerra Mundial, coube a uma das cidades mais afetadas pelo conflito receber a 14.a edição dos Jogos Olímpicos. A capital britânica, que já havia recebido a edição de 1908, se esforçou para organizar o evento em meio a um cenário de racionamento de alimentos e dificuldade econômica do período pós-guerra.
Mesmo assim, a cerimônia foi cercada por pompa e requintes da época. O emblemático estádio de Wembley foi palco da festa de abertura numa quinta-feira ensolarada. Cerca de 90 mil pessoas acompanharam o desfile dos 6 mil atletas representando 59 países.

O rei Jorge VI fez a abertura oficial e depois da salva de 21 tiros, foram soltos 7 mil pombos-correio.
“A tocha olímpica, trazida da Grécia numa viagem de 12 dias deu entrada no estádio, conduzida por John W. Mark, eleito o atleta britânico que melhor representa a constituição do atletismo perfeito”, descreveu o Estado em suas páginas.



Diferente das cerimônias de abertura recentes, que a cada edição evoluem n a utilização de tecnologia, figurinos e shows impactantes, o tom do evento foi bem formal, com as equipes nacionais se apresentando em um engessado desfile ao estilo marcial.

Em oitavo lugar no desfile vinha a delegação do Brasil com 77 componentes vestindo casacos azuis e calças cinzas, com exceção dos militares que vestiam os uniformes do exército.

Ingressos. No dia da abertura dos jogos, os organizadores anunciaram que ainda haviam 80 mil ingressos à venda para as provas de atletismo, 12 mil para as provas de natação e 15 mil para o torneio de pugilismo.

Televisão. Foi exatamente nesta edição que iniciou-se a era da transmissão das competições pela televisão. Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), foram 64 horas de transmissão para cerca de 500 mil ingleses que moravam em um raio de até 100 quilômetros da cidade.

The Illustrated London News


John Mark, atleta britânico, acende a tocha olímpica


Vista aerea do estádio e imagens do desfile de abertura da Olimpíada

PÁGINAS HISTÓRICAS

Proclamação da República

Veja essa e outras capas que marcaram época Proclamação da República

Acervo Estadão

Tópicos
ver todos