
Eleita Miss Brasil de 1954, a baiana Martha Rocha arrebatou o País com seu sorriso largo, sua pele bronzeada e seus olhos verdes. A personalidade radiante, que a simpática rainha da beleza mostrava em seus compromissos públicos e entrevistas, ampliava o efeito de seu feitiço.
Tanto que fazia a vitória de Martha Rocha no concurso Miss Universo de 1954 , nos Estados Unidos, parecer tão certa que a sua não realização carecia de explicação, justificativa, argumento contrário, prova científica. Foi assim que surgiu a invenção das 2 polegadas a mais de quadril que tomaram pontos da candidata brasileira, levando-a ao 2º lugar e não ao 1º, que ficou com a americana Miriam Stevenson.
Uma fake news que foi repetida por anos,contrariando versão da própria rainha da beleza que alegou que suas medidas não foram sequer tiradas durante a competição, pareceu aplacar os ânimos injustiçados dos brasileiros, que só encontraram consolo "coisa de americano". No coração dos brasileiros Marta nunca teve concorrência.
O Estado de S.Paulo - 25/07/1954



.
O Estado de S.Paulo - 08/08/1954

O Estado de S.Paulo - 10/07/1954


O Estado de S.Paulo - 30/07/1954


O Estado de S.Paulo - 10/09/1954

Veja também:
> Todas as edições > Censuradas > Tópicos > Pessoas > Lugares > Capas históricas