ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Mascate virou rei do comércio com a Casas Bahia

Samuel Klein chegou ao Brasil em 1951, comprou uma charrete e foi vender de porta em porta

20 de novembro de 2014 | 13h 24
Rose Saconi

Assim que chegou ao Brasil em 1951 o polonês Samuel Klein comprou uma casa e uma charrete, fincou os pés no chão e começou a percorrer as ruas de São Caetano do Sul para vender artigos de cama, mesa e banho. Tudo no crediário. A mulher, Ana, ficava com a contabilidade dessas prestações. Pouco tempo depois vieram três filhos e, em 1957, veio a chance de comprar a loja de número 567 da Avenida Conde Francisco Matarazzo, no coração de São Caetano do Sul. Ali, sua clientela iria pagar as prestações e comprar mais. Era o início do império de Samuel Klein que morreu hoje aos 91 anos.


Fachada da primeira loja das Casas Bahia. Acervo/Estadão

Com seu jeito simples e irreverente, Samuel Klein costumava dizer que seu segredo sempre fora “vender a quem precisa”. Em entrevista ao Estado em 1990 (leia abaixo) contou que o nome "Casas Bahia" foi uma homenagem aos primeiros fregueses da loja. " A maioria imigrantes do Nordeste que vinhas para o ABC atraídos pela indústria automobilística". E ele, desde antes, já era mestre de vendas para as classes C e D.

O Estado de S. Paulo - 7/10/1990


"Estou pronto e com dinheiro para adquirir outras redes", disse ao Estado em 1998, em entrevista exclusiva no quarto andar da sede de sua empresa, em São Caetano do Sul.

O Estado de S. Paulo - 23/3/1998


A empatia do consumidor pela figura do senhor Samuel Klein levou a agência de publicidade detentora da conta da Casas Bahia em 2001 a utilizar a imagem do próprio dono nos comerciais.

O Estado de S. Paulo - 28/12/2001



Em 2002, na comemoração dos 50 anos da Casas Bahia no País, um informe comercial de 11 páginas foi publicado no Estado com detalhes da construção do império de Klein.

O Estado de S . Paulo - 15/11/2002



>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos