Museu do Índio foi inaugurado há 60 anos

Ameaçado de demolição, prédio foi alvo de embate entre indígenas e o governo do Rio

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

Sob a direção do antropólogo Darcy Ribeiro, o Museu do Índio foi inaugurado no dia 19 de abril de 1953, no Rio de Janeiro. "Será um museu onde os pesquisadores e etnólogos poderão encontrar vasto material de estudo sobre nossos servícolas", anunciou o

PUBLICIDADE

Estado

na época.

O prédio já foi residência oficial na época do império e abrigou, entre outras figuras políticas, o marechal Rondon, pioneiro na política indigenista no País. Em 1865 o imóvel foi doado para abrigar um órgão de pesquisas sobre as culturas indígenas brasileiras. Em 1910, se tornou sede do Serviço de Proteção ao Índio (SIP) e, entre 1953 e 1978, foi sede do Museu do Índio. Em 1978, o museu foi transferido para o bairro de Botafogo, na zona sul.

Conflito. Em outubro de 2012, o governo chegou a anunciar a demolição do prédio, que fica ao lado do Maracanã, com o objetivo de fazer estacionamento e instalações para a Copa de 2014. Imediatamente líderes indígenas protestaram defendendo o tombamento da histórica construção para criar ali um centro cultural. No mês passado, a polícia retirou as 23 famílias indígenas que ocupavam o casarão desde 2006. A demolição foi vetada pela Justiça Federal do Rio e o governo anunciou que o prédio será transformado em Museu Olímpico. 

 Foto: Estadão

 Wilton Júnior/Estadão

Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.