ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

No palco com Chico Anysio

Humorista fez sucesso em shows de stand up antes deste tipo de espetáculo ter esse nome

15 de outubro de 2015 | 17h 40
Liz Batista

Claudia Petroli/ Estadão 

Humorista aclamado, Chico Anysio ganhou fama nacional com os personagens que apresentava na TV. Mas Chico, um mestre do humor nas suas mais diferentes formas, também foi um rei do stand up, muito antes de um show solo ser conhecido por esse nome. De cara limpa, sem maquiagem, nem figurino cênico, ele dominava as apresentações de humor no palco, lotava teatros e era sucesso de crítica. A foto, registrada em 6 de maio de 1974, mostra o artista durante o show No Quarto com Chico.

O espetáculo, o quarto da carreira de Chico, e por isso o trocadilho no nome, tinha direção de Oswaldo Loureiro e iniciou sua temporada em 02 de maio no Teatro Aquarius, em São Paulo. O roteiro foi escrito pelo próprio Chico Anysio em parceria com Arnaud Rodrigues, Haroldo Barbosa, Roberto Silveira, Marcos Vasconcelos e Renato Pereira.

Jornal da Tarde – 23/5/1974
 


No palco. Microfone na mão, um banquinho sob um foco de luz e uma banda para acompanhar. Assim o humorista conduzia o show, que era basicamente ele contando histórias, piadas e cantando músicas satíricas. Só o personagem Azambuja, que naquela época ainda não contava com uma caracterização, era usado no show.  

Jornal da Tarde- 04/5/1974 

  


Em entrevista ao Jornal da Tarde de 1974, ele explicou porque manteve o personagem, um malandro de lábia afiada que enrolava qualquer um. “O Azambuja passou a ser identificado, pelo espectador, como um novo 'amigo da onça' e cada um tem o seu 'amigo' particular. Por isso, cada um imagina o Azambuja à sua vontade e, se algum dia a gente der uma caracterização física a ele, será mais um tipo destinado aos arquivos. O Azambuja não pode existir na primeira pessoa”.


Mas não demorou muito para o Azambuja ganhar forma e estrear na televisão. Fala cheia de molejo, peruca cacheada, um espesso bigode preto e sempre com um golpe em andamento, o malandro entrou para galeria de personagens de sucesso de Chico.

Navegue na galeria e veja mais do 'Fotos Históricas'

Tag: Chico Anysio

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos