O bicampeonato mundial do Santos
Veja a campanha do Peixe no torneio conquistado há 50 anos
15 de novembro de 2013 | 15h 37Foram necessários três jogos para a equipe do Santos conquistar o título de Campeão mundial pelo segundo ano consecutivo em 1963. Naquela época, o título não era disputado em partida única, como acontece atualmente, mas numa melhor de três jogos, ou em dois, no caso de um dos times vencer as duas primeiras partidas.
"Por 1 a 0, resultante da cobrança, por Dalmo, de uma penalidade máxima cometida por Maldini sobre Almir, aos 30 minutos do primeiro tempo, o Santos venceu o Milan e conquistou o bicampeonato mundial interclubes".
Mesmo sem a presença de Pelé, que se machucou na primeira partida do campeonato, o Peixe venceu o Milan no terceiro jogo-desempate, com um gol de pênalti marcado por Dalmo, no Maracanã. O placar final, Santos 1 x 0 Milan, deu o bicampeonato ao Santos.
Veja a cobertura dos jogos anteriores:
No primeiro jogo em Milão, na Itália, o Peixe perdeu por 4 a 2, com 2 gols de Pelé para o Santos e 2 de Amarildo, 1 de Trapattoni e 1 de Mora para o Milan.
O Santos precisava vencer o campeão europeu no jogo de volta, para provocar uma terceira partida. No segundo jogo, no Maracanã, a equipe santista não pode contar com Pelé, Zito e Calvet que estavam machucados, e ainda terminou o primeiro tempo perdendo por 2 a 0. Na volta do intervalo, uma virada surpreendente, 4 gols em 22 minutos. O Santos devolveu o mesmo placar para o time italiano, 4 a 2, com 2 gols de Pepe, 1 de Mengálvio e 1 de Lima para o Santos. Mazzola e Mora fizeram para o Milan.
Veja também:
# Campeão mundial: quem foi e quem não foi
# Páginas de arte e magia na história do Santos
# Pelé em 12 atos
# O início da história: Santos, campeão da Libertadores em 1962
# Em 62, Santos e Peñarol decidiram o título em 3 jogos
# Na final de 1962, Santos saiu na frente com vitória
# Santos e Peñarol revivem final de 62
# Gol de placa de Pelé no Maracanã faz 50 anos
# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine