ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

O Brasil volta às urnas

Há 30 anos, as primeiras eleições diretas para governador após o golpe militar

15 de novembro de 2012 | 12h 59
Rose Saconi

As eleições de 1982, realizadas no feriado da Proclamação da República, foi uma das mais importantes da história política do Brasil. Foram as primeiras eleições diretas para governador desde a instauração do regime militar - a última tinha sido 20 anos antes, em 1962. Além do voto para governador, os 58,5 milhões de eleitores em todo o País escolheram senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. Para prefeito, os paulistanos votaram pela última vez em 1965.

O Estado de S. Paulo, 14/11/1982




As eleições traziam também uma novidade. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu informatizar pela primeira vez a fase final da apuração, somando por meio eletrônico os mapas dos votos produzidos manualmente pelas juntas de apuração em cada zona eleitoral.

Para antecipar e divulgar com maior rapidez os números oficiais aos seus leitores, o Estado montou um esquema paralelo à apuração do TRE e pouco depois do início das apurações, um "sofisticado sistema de computação", como escreveu o jornal, anunciava que Franco Montoro seria o novo governador de São Paulo.


O Estado de S. Paulo, 18/11/1982



O Estado de S. Paulo, 21/11/1982 - Missão cumprida para mais de 400 profissionais, entre técnicos e jornalistas que foram mobilizados para o trabalho. Um grupo de motoristas percorreu, diversas vezes por dia, as juntas apuradoras trazendo boletins de apuração atualizados.




São Paulo. Foram 13.144.018 eleitores paulistas que saíram às ruas para eleger, num só dia, seus representantes políticos: um governador, um senador, 60 deputados federais, 84 deputados estaduais, 566 prefeitos e milhares de vereadores, por cinco partidos PDS, PDT, PT, PTB e PMDB.

O Estado de S. Paulo, 14/11/1982



O Estado de S. Paulo, 16/11/1982. "A lição a se extrair dessa eleição é a de que a democracia só se aperfeiçoa pela prática da liberdade, pela observância do Direito", dizia o editorial do Estado.



# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Veja o jornal do dia que você nasceu

Busque a edição pela data de seu nascimento Veja o jornal do dia que você nasceu

# Capa com anúncio de lança-perfume em 1929

Tópicos
ver todos