ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

O corso de carnaval da Paulista

Famílias da aristocracia desfilavam em carros abertos em meio a 'guerras' de confete e serpentina

13 de fevereiro de 2015 | 16h 48
Rose Saconi

Em São Paulo, na virada dos séculos 19 para o 20, a festa mais famosa do calendário brasileiro, o carnaval, tinha seu grande momento na recém-inaugurada avenida Paulista. Era ali que acontecia o desfile de carros decorados, o chamado corso. Nos automóveis, com a capota arriada, as famílias da aristocracia brincavam enquanto o povo assistia ao desfile das calçadas. E todos, com ou sem carro, se divertiam, em meio a “guerras” de confete e serpentina.


Imagens do corso na Avenida Paulista em 1913. Revista Careta/Reprodução

Em 1912, o corso, que até então acontecia no centro da capital, foi transferido para a Paulista, a primeira rua asfaltada da cidade. "Não será mais na praça da República, mas na avenida Paulista que se realizará o corso e batalha de flores do carnaval deste ano", noticiou o Estado.

O Estado de S. Paulo - 15/1/1912

As famílias desfilavam nos carros enfeitados. O motorista e o chefe da família iam nos bancos da frente e a mãe no banco de trás, sentada entre as filhas solteiras. Era uma fila de alegria dentro dos automóveis. Nas primeiras décadas, só os mais ricos tinham carros, mas pelos anúncios do jornal nota-se que muitos foliões menos abastados alugavam os carros (preferencialmente os conversíveis) para participarem do cortejo carnavalesco.

O Estado de S. Paulo - 2/3/1916 e 28/2/1919
   

Popularização. Depois da Paulista, o corso se espalhou também para os bairros. Para alguns historiadores o fim do corso começou na década de 1930, quando os carros passaram a ter capota fixa. Para outros, entretanto, o costume perdeu a graça quando se popularizou demais, quando a classe média invadiu o corso com caminhões e caminhonetes, espantando as elites e fazendo a moda cair.

PÁGINAS HISTÓRICAS

Proclamação da República

Veja essa e outras capas que marcaram época Proclamação da República

Acervo Estadão

Tópicos
ver todos