O passado é logo ali

No aniversário de São Paulo, o Estadão Acervo selecionou algumas fotos das décadas de 1980 e 1990

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Para comemorar o aniversário de São Paulo o Estadão Acervo selecionou algumas fotos das décadas de 1980 e 1990. 

Bolo e confusão. O pessoal se esbaldava com o tradicional bolo distribuído no aniversário de São Paulo na festa realizada no bairro do Bixiga. O tamanho do bolo aumentava um metro a cada ano conforme a idade da cidade.

 O ruim do festa era que alguns exageravam na hora de pegar o bolo. Com muito empurra-empurra, o clima esquentava, como o da foto, tirada em 1989. Nela o organizador, Armandinho do Bixiga, se irrita com a bagunça. A festa continua, mas desde 2012 os pedaços de bolo são distribuídos individualmente.

Outras raças. A foto de 1990 tirada no arborizado e verticalizado bairro da Vila Clementino aponta para um detalhe interessante. Até os tipos de cães vistos hoje nas ruas são diferentes. Os de grande porte, como os pastores alemães, dobermanns, deram lugares ao de menor porte.

Trânsito, sempre. Na foto, carros parados na região do Jardim em foto de 1996..

 

Nova estação. A recém inaugurada estação Barra Funda do Metro, em1989.

 

Fim da era industrial. Quando a cidade começou a se desindustrializar ficaram os galpões, como o da foto na região da Barra Funda. Hoje, demolidos, no espaço foram erguidos prédios residenciais e comerciais.

Publicidade

Fumaça. Restaram poucas chaminés em São Paulo. Nenhuma delas em atividade. Em 1993, ainda haviam algumas, como a da foto no bairro do Cambuci.

Campo Belo. Em 1993, o bairro do Campo Belo, na região sul da cidade, era um planalto de casas. Hoje, os prédios dominam a paisagem.

Mais árvores. São Paulo sempre sofreu com a falta de árvores. E frequentemente são feitas campanhas para o plantio. Será que essa árvore plantada em 1989 no bairro do Cambuci ainda está lá?

PUBLICIDADE

Bixiga era Vila. A Rua 13 de Maio, no bairro do Bixiga, foi o local de encontro de intelectuais, artistas, publicitários, músicos e o pessoal alternativo até meados da década de 1990. Muitos bares, gente nas calçadas, shows e muito trânsito, assim como é a Vila Madalena hoje.

 

Murais. Antes do grafite tomar as ruas, muitas empresas encomendavam murais para ornar suas fachadas, como a da fábrica no bairro do Cambuci em 1991. 

 

Antes da Cracolândia. Mesmo antes da Cracolândia, a região da Luz, centro da cidade, era considerada degradada. Na foto a estação Julio Prestes (esquerda) e a antiga rodoviária, na época um shopping center. O prédio da rodoviária foi demolido em 2010 para dar lugar a um centro cultural, ainda não erguido. A foto é de 1988.

Brincar na rua. A nostalgia diz que brincar na rua era hábito de um passado muito remoto. Mas a foto de 1987 dos garotos jogando botão na região da Bela Vista, centro da cidade, desmente os nostálgicos.

Publicidade

 

Vizinho indesejado. Uma das grandes demandas da cidade era a desativação do Carandiru na zona norte da cidade. Parte do complexo foi desativado em demolido, em 2002. No lugar foi criado o Parque da Juventude. A foto é de 1994. 

 

 

Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.