ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

O primeiro dia do aeroporto de Congonhas

Novo aeródromo foi inaugurado em 1936 com uma pista de terra de 300 metros

01 de dezembro de 2015 | 13h 47
Rose Saconi


Sylvio Pires/Estadão

O fotógrafo Sylvio Pires e o piloto Orton Hoover sobrevoaram o novo aeroporto de São Paulo quando foi inaugurado pela Companhia Paulista de Santo Amaro, em dia 12 de abril de 1936. Eles voavam em um protótipo do monomotor Paulistinha, durante um dos voos experimentais da aeronave, que só começaria a ser fabricada na década de 1940 pela Companhia Aeronáutica Paulista (CAP).

Como se pode ver na foto, o Aeródromo de Congonhas, como era chamado, era um campo coberto de verde. Ficava numa colina alta e descampada, em um terreno na então 'distante', e ainda pouca explorada, Vila de Congonhas. A primeira pista, ainda de terra, tinha 300 metros de comprimento.

O Estado de S. Paulo - 10/4/19136

Dois dias antes, foi publicado no jornal um anúncio da Sociedade Anonyma Auto Estradas (imagem acima). Era um convite para uma 'Tarde de Aviação': “Acabamos de construir uma pista de experiência para aterrissagem de aviões, à beira da Auto Estrada Santo Amaro (...) Esta pista permitte já que as condições do campo sejam verificadas por pilotos de valor e que o público se familiarise com o local”. A primeira empresa aérea a operar em Congonhas foi a Vasp. Na década de 1940 foi construído o primeiro terminal de passageiros e o aeroporto se tornou nos anos 1950 o mais movimentado do País.

Leia também:
# Como era São Paulo sem o aeroporto de Congonhas

Tags: Aeroporto, Congonhas

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos