Pacaembu, 75 anos
Na festa de inauguração 15 mil atletas desfilaram pelo campo; primeiro jogo foi entre Palestra e Coritiba
27 de abril de 2015 | 12h 40Foi no dia 27 de abril de 1940, diante do presidente da República Getúlio Vargas, do interventor Ademar de Barros e do prefeito Prestes Maia que o Estádio Municipal foi inaugurado. Além da solenidade oficial com a presença das autoridades, cerca de 60 mil pessoas assistiram a coreografias cívicas.
Estudantes participam do desfile de inauguração do estádio do Pacaembu. Acervo/Estadão
Durante a festa, 15 mil atletas desfilaram pelo campo. Até o corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro participou da inauguração, interpretando As Sílfides, de Chopin, num tablado montado no centro do gramado. No dia seguinte à inauguração realizou-se o primeiro jogo de futebol, entre o Palestra Itália, atual Palmeiras, e o Coritiba. O Palestra venceu por 6 a 2.
A construção do então considerado maior e mais moderno da América do Sul teve início em 1936, numa área de 75.598 m² cedida pela Companhia City de São Paulo. A região, na época, era um vale. Suas encostas serviram como apoio para as arquibancadas. Foram quatro anos de obras.

Pacaembu. Em tupi-guarani Pacaembu significa “terra alagada”. Em 1961, o nome do estádio foi mudado para Paulo Machado de Carvalho, em homenagem ao chefe da delegação brasileira nas Copas do Mundo de 1958 e 1962.
# Assine | # Licenciamento de conteúdos Estadão |