ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Polônia vai inaugurar museu do papa João Paulo II

Com proposta multimídia, museu terá áudios e vídeos dos discursos e pregações do pontífice

08 de abril de 2014 | 11h 47
Estadão Acervo
A algumas semanas da canonização do papa João Paulo II, a cidade de Wadowice na Polônia, berço do falecido papa, inaugurará um museu multimídia que reconta a vida do pontífice.

Montado na mesma casa onde Karol Wojtyla cresceu, o museu, orçado em 6,2 milhões de euros, será inaugurado amanhã, quarta-feira (09). Irá expor peças e documentos que remontam a trajetória do religioso, seu nascimento em 18 de maio de 1920, sua infância como filho de um oficial do exército polonês, o ingresso na vida religiosa, os anos como padre, a ascensão ao papado e seus 26 anos de pontificado, de 1979 a 2005. Áudios e vídeos de seus discursos e pregações também integram a exposição, e são a aposta para atrair a nova geração de fiéis, de acordo com o diretor do museu, monsenhor Darius Ras.




Entre os objetos expostos estarão itens pessoais como fotos de família, o tênis e as meias usados por Wojtyla em suas caminhadas, e o genuflexório (um estrado utilizado para ajoelhar-se durante as oração), que ele usava quando menino e adolescente.

A arma utilizada por Mehmet Ali Agca no atentado contra João Paulo II, em 13 de maio de 1981, também será exposta. Ao lado de uma réplica da bala que feriu o pontífice e fotos da visita do papa a Agca na prisão, quando foi lhe conceder o perdão pela tentativa de assassinato.


O Estado de S.Paulo - 14/5/1981 e 28/12/1983






 
O papa Francisco oficializará  a elevação do papa João Paulo II a santo no final deste mês, dia 27 de abril, no domingo da Divina Misericórdia.  

O carismático João Paulo II foi beatificado em maio de 2011, num dos processos mais rápidos da Congregação para as Causas dos Santos, apenas seis anos depois de sua morte.


Milagres. O primeiro milagre reconhecido para a beatificação foi a cura de uma freira francesa, Marie Simon-Pierre, que sofria do mal de Parkinson. O segundo milagre, aprovado para a canonização em 2013, foi a recuperação de uma mulher de Costa Rica, Floribeth Mora, curada de um coágulo no cérebro.dias após ter sido internada para uma cirurgia, que não foi necessária. O milagre foi escolhido entre mais de 200 supostas curas atribuídas a João Paulo II.

Com Agências Internacionais

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Início da Guerra do Golfo

Veja essa e outras capas históricas Início da Guerra do Golfo

# Capa do jornal de 17/1/1991

Tópicos
ver todos