ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Praça da Bandeira já foi local de lazer

Hoje toda a área é cortada por avenidas, viadutos e passarelas; de praça só manteve o nome

06 de novembro de 2015 | 16h 40
Liz Batista

Crianças brincam na Praça da Bandeira, 1956 . Acervo/ Estadão

Vamos jogar bola lá na Praça da Bandeira?” O convite que hoje soa para lá de estranho, no passado já foi garantia de programa divertido. A praça, que fica no Centro de São Paulo, é conhecida por seu trânsito intenso. Mas até o começo da década de 1960 nela existia um jardim, um lugar tranquilo e de lazer onde que atraia os moradores da região, como mostra a foto de 1956. Crianças brincavam e adultos passeavam pelo local.

O Estado de S.Paulo-  15/4/1967

As transformações pelas quais a praça passou ao longo dos anos remonta a história do processo de crescimento da cidade e das grandes obras viárias que se fizeram necessárias. Hoje pela praça passa a Avenida 23 de Maio, uma das mais movimentadas da cidade por onde milhares de carros trafegam diariamente, e o corredor de ônibus que liga a região de Santo Amaro ao Centro, por onde passam 163 linhas.  



Praça da Bandeira, Centro de São Paulo, 4/12/2012. Filipe Araújo/Estadão 

A briga dos moradores para manter um espaço público reservado para a recreação começou na década de 1940. Inicialmente marcada pela  preocupação com a segurança dos pedestres. Em 1948 o Estado publicou uma matéria pedido mais atenção das autoridades para o trânsito no local por onde passavam carros, ônibus e bondes. Na década de 1950 medidas para melhorar o trânsito foram tomadas e o jardim passou  por obras de revitalização. Na década seguinte a praça mudaria para sempre com a inauguração da Avenida 23 de Maio e a construção do Viaduto da Bandeira, que liga a Avenida 9 de Julho e a Avenida Anhangabaú e hoje conhecido como Viaduto Doutor Eusébio Stevaux. Na época, os moradores tentaram, sem sucesso, reclamar a construção de locais de lazer permanentes na área.


O Estado de S.Paulo - 13/5/1948

Tag: São Paulo, Centro 

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos