ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Barão de Itatiaya

Edifício foi erguido em 1970 na Avenida Paulista, o centro de negócios mais valorizado da cidade

06 de março de 2014 | 13h 05
Cley Scholz

No ano em que o Brasil tornou-se tricampeão mundial de Futebol, ao vencer a Copa de 1970, o Conjunto Nacional, mais conhecido centro comercial da Avenida Paulista, ganhou um novo vizinho, o Edifício Barão de Itatiaya.  

O Estado de S.Paulo - 20/8/1970


Com 22 andares para conjuntos comerciais, o prédio foi incorporado e construído pela Gomes de Almeida Fernandes na altura do número 2001 da Avenida Paulista, esquina com a Rua Padre João Manoel.  

>> Veja o prédio hoje


O prédio está localizado em um dos pontos comerciais mais valorizados da cidade, perto de estações do Metrô, cinemas, Museu de Artes de São Paulo e outros atrativos. A avenida Paulista, cartão postal de São Paulo, foi a  primeira via asfaltada e arborizada da capital nasceu no dia 8 de dezembro de 1891. Foi concebida com base num projeto inspirado nas grandes vias europeias e foi erguida graças à iniciativa do empresário Joaquim  Eugênio de Lima.


>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'


Confira no 'Páginas Selecionadas' (abaixo) o caderno especial sobre a Paulista de 2001, quando completou 110 anos. As reportagens do caderno mostram as transformações da via durante a história. A avenida Paulista, até a década de 20, era um grande bulevar admirado por moradores e visitantes de outras partes do Brasil. Era lá que eventos populares como paradas, corridas de automóvel e o corso de carnaval eram realizados ao longo de seus três quilômetros. Até aproximadamente 1940, mansões de negociantes, imigrantes e fazendeiros de café ainda se destacavam. Foi a partir da década de 50 que o perfil da avenida se transformou. Hoje ela servida por três estações do Metrô e cerca de 450 mil pessoas circulam diariamente a trabalho, estudo ou lazer. Sedes de entidades importantes como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) fazem da área o maior centro empresarial e financeiro da América do Sul.

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos