ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Boulevard

Em 1957, escritório Barmak anunciava 'magníficos apartamentos para pronta entrega' na Bela Vista

06 de novembro de 2014 | 11h 16
Liz Batista

“Magníficos apartamentos para pronta entrega”, assim o Escritório de Engenharia Henrique Barmak anunciava , no Estado de 6 de outubro de 1957, as unidades do Edifício Boulevard na rua Cincinato Braga, 414, próximo às Av. Paulista e Brigadeiro Luiz Antônio.

 

 O Estado de S.Paulo -06/10/1958

 

>> Veja o prédio hoje 

Com apenas 2 apartamentos por andar, o imóvel oferecia apartamentos com “grande living, terraço, ótima sala de jantar, 3 amplos dormitórios, grande copa e cozinha azulejada até o forro com exaustor”, contava o anúncio.  A área comum do prédio contava com um “terraço social no último andar”. Os apartamentos  prontos para pronta entrega podiam ser negociados com os corretores “diariamente de plantão no local”. 

Bela Vista. Localizado na região central de São Paulo, a Bela Vista é um dos bairros mais verticalizados da cidade. Com grande concentração de apartamentos de um e dois dormitórios e uma boa infraestrutura de transporte, comércio e serviços, a  Bela Vista se estende da Avenida Paulista até o centro e da Avenida 23 de Maio à Rua Frei Caneca.


A região é atendida por 44 linhas de ônibus e concentra renomados hospitais, como o Oswaldo Cruz, Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa e faculdades tradicionais como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

O comércio local está concentrado nas Ruas 13 de Maio e Rui Barbosa, nas Avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antônio e na Praça Oswaldo Cruz. Os moradores têm à disposição ainda o Shopping Paulista. A parte do bairro que ainda tem um maior volume de casas antigas é mais conhecido como Bexiga - nome da Bela Vista até 1910.

Foi no final das primeiras décadas do século 20 que os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Bexiga, ali se fixaram abrindo negócios, sapatarias, quitandas e restaurantes. A região é famosa por suas cantinas italianas. Segundo a Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista (Sodepro), são cerca de 20.

No final da década de 1940, a Bela Vista viu florescer sua vida cultural com a instalação dos primeiros teatros, como o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1948. Mais tarde, vieram outras casas: o Teatro Imprensa, o Bibi Ferreira e o Oficina.

 

 

>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos