ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Casa Almeida

O casarão de 3 andares onde ficava a Casa Almeida hoje é sede de uma loja de cosméticos

09 de janeiro de 2014 | 0h 01
Cley Scholz

Fundada em 1894, a Casa Almeida é uma marca de varejo tradicional em São Paulo. Sua história começou com venda de aviamentos no bairro da Liberdade. A ilustração ao lado, publicada no jornal O Estado de S. Paulo na edição do dia 12 de novembro de 1933, mostra como era a arquitetura do prédio.


O Estado de S.Paulo -12/11/1933



Consumidores apinhados diante das vitrines, os homens de ternos e chapéus e apenas um veículo passando na pacata Avenida Liberdade.

Ao longo da sua história, a Casa Almeida cresceu e abriu três lojas em shoppings badalados da cidade e uma na rua Augusta, onde vende produtos para cama, mesa e banho. Mudou-se do antigo prédio, que deteriorou-se com o tempo, como acontece com muitos marcos arquitetônicos da cidade. Recentemente o edifício passou por uma reforma completa como parte das mudanças para revitalizar o bairro da Liberdade, tradicional reduto da colônia japonesa em São Paulo. Veja abaixo, nas 'Páginas Selecionadas', outras reportagens sobre a tradicinal loja e sobre o bairro da Liberdade.

>>Veja outros prédios da série

Os detalhes arquitetônicos típicos da época desapareceram, e a antiga Casa Almeida virou uma loja da Ikesaki. Referência dentro do bairro da Liberdade, a rede especializada em produtos de beleza de Hiorofumi Ikesaki escolheu o local como sua sede. E após uma reforma, que conferiu um estilo mais moderno, com paredes envidraçadas, o prédio virou outro.


Veja mais:

O prédio hoje



Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos