ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Casa da Boia

Loja mantém mesma aparência desde 1898, e é exemplo de preservação do patrimônio histórico

12 de maio de 2014 | 12h 20
Cley Scholz

Alguns endereços do comércio de São Paulo preservam cenários que fazem parte da história da cidade. Nesses lugares, o visitante pode conhecer mais sobre a metrópole e, ao mesmo tempo, admirar a arquitetura e ambientes que revelam detalhes centenários da memória paulistana. Entrar na Casa da Boia, a mais antiga loja ainda em funcionamento na Rua Florência de Abreu, especializada em ferragens, é fazer uma viagem ao século 19.


Ao completar 80 anos, em 1978, a loja publicou no Estado, no dia 20 de setembro daquele ano, um anúncio de página inteira para marcar a data.


O Estado de S. Paulo - 20/9/1978

Na corrente contrária de proprietários de imóveis históricos que demoliram ou fizeram reformas ilegais em locais tombados, e hoje poderão arcar com multas que podem chegar à mais de R$ 900 mil, os donos da Casa da Boia investiram na restauração. A loja, que ganhou fama vendendo boias de cobre para caixas d'água após uma epidemia de febre amarela, teve o prédio tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), em 1992.

>>O prédio hoje  


Confira, abaixo, no 'Páginas Selecionadas', como o tradicional comércio de ferragens do centro de São Paulo optou por manter a mesma aparência de 1898, quando foi levantada pelo imigrante sírio Rizkallah Jorge Tahan. O atual proprietário, Mario Rizkallah, neto do fundador, investiu na restauração do imóvel e recuperou desde a fachada  art nouveau até as prateleiras e arabescos do teto e paredes. Um museu conta a história da empresa e do fundador.


>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo' 


A opção por manter a arquitetura histórica da loja acabou atraindo mais clientes, como mostrou a reportagem do Estado, em 2002.

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Capas históricas: 11 de setembro

Pesquise e acesse todas as edições do jornal Capas históricas: 11 de setembro

Veja a edição completa de 12/11/2001

Tópicos
ver todos