ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Cine Trianon

Nascido Cine Ritz, tradicional cinema paulista foi rebatizado de Trianon e depois de Belas Artes

07 de agosto de 2014 | 10h 22
Cley Scholz

A inauguração do Cine Trianon, "o palácio da Avenida Paulista", foi anunciada na edição do Estado do dia 14 de julho de 1956, pela construtora Alfredo Matias. A publicidade mostrava a fachada do prédio e anunciava a atração de estreia, o filme Eles Se Casam Com As Morenas, com Jane Russell e Jeanne Crain. 

O Estado de S.Paulo – 14/7/1956


Situado na rua da Consolação, quase esquina com a  avenida Paulista, o cinema foi fundado em 1943 como Cine Ritz. Mudou de nome pela segunda vez em 1967, quando ganhou o nome de Belas ArtesEm 1983, após nova reforma, passou a contar com seis salas. 


>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'

Em março de 2011, o cinema perdeu o patrocínio e não conseguiu renovar o contrato de aluguel. As salas foram fechadas, mesmo após muitos protesto de cinéfilos que frequentavam o local conhecido pela sua boa programação. 


>> Veja o prédio quando cinema estava fechado

Em 2012, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), ligado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O órgão proibiu alterações na fachada do imóvel até quatro metros do espaço interno a partir da sua entrada. E também determinou a preservação de elementos na calçada em frente que remontem à memória do cinema. Recentemente, em 19 de julho de 2014, o cinema foi reabertoGraças a um convênio com a Prefeitura de São Paulo e com a Caixa Econômica Federal o cinema  voltou à atividade.

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos