ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Dacon

A reluzente estrutura de 130 metros de vidro foi idealizada para ser um símbolo de status e poder

28 de agosto de 2014 | 10h 41
Acervo Estadão

Em 1987, o 'Jornal O Globo' anunciava no Estado do dia 17 de setembro de 1987 seu novo endereço em São Paulo, o Edifício Dacon, um prédio de 130 metros de altura todo envidraçada com uma torre em forma cilíndrica, localizado na esquina da Avenida Cidade Jardim com a Avenida Brigadeiro Faria Lima, zona oeste da cidade.

 

O Estado de S.Paulo - 17/9/1987

 

>>O edifício hoje   

O melhor endereço para um grande veículo”, dizia o anúncio sobre o prédio, também sede da loja da Dacon Veículos, representante da Porsche no Brasil. Usando outra analogia de duplo sentido, a publicidade relacionava o jornal carioca à  arquitetura da sua sede paulistana. “São Paulo circula tanto no Globo que O Globo acaba de inaugurar a sua nova, ampla e circulável sucursal”. 



>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo' 

O prédio, construído pelo empresário Paulo de Aguiar Goulart e projetado pelo arquiteto Ricardo Julião, começou a ser erguido em 1978 e foi inaugurado em 1981. A reluzente estrutura de 360º de painéis de vidro japonês esverdeado foi idealizada para se destacar como um símbolo de status e poder no coração de um dos grandes centros financeiros e comerciais da cidade. Conseguiu. Um dos prédios mais altos da Avenida Faria Lima, com 38 andares, a obra une "a beleza futurista dos vidros Blindex e seu formato inovador cilíndrico, à altura (...)”, como descreveu o Estado em matéria de 06 de outubro de 1989. Confira abaixo, no 'Páginas Selecionadas' essa e outras matérias sobre esse marco arquitetônico de São Paulo.

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos