ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Duque de Caxias

Apartamentos, anunciados em 1946, eram entregues com armários embutidos nos quartos e cozinha

27 de fevereiro de 2014 | 11h 00
Cley Scholz

No dia 10 de novembro de 1946, a Imobiliária Monções anunciava no Estado o lançamento do Edifício Duque de Caxias, "um deslumbrante prédio de apartamentos com conforto e economia no coração da cidade".  


O Estado de S.Paulo - 10/11/1946


O anúncio chamava atenção para os detalhes dos apartamentos, todos de frente para a 'nova' Avenida Duque de Caxias: "Perfeita distribuição das dependências tecnicamente estudadas para oferecer conforto e bem estar; luxuosos acabamento, sendo empregado material selecionado; portal amplo e portentoso hall, revestidos de mármore; rápidos, modernos e amplos elevadores automáticos; grande terraço comum, com artística pérgola, permitindo uma vista total da cidade".

Os apartamentos contavam também com armários embutidos em todos os dormitórios e cozinhas.  E a imobiliária destacava que a residência do zelador e família era "completamente isolada".


>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'


Veja no 'Páginas Selecionadas' como, apesar dos planos de revitalização, em particular o apresentado em 2010 para  a elaboração do projeto do bairro da "Nova Luz" e da valorização imobiliária que a região vem apresentando, a área no entorno do edifício encontra-se degradada e com problemas de segurança.


>> Veja o prédio hoje


Desde a década de 1990, a tradicional Avenida Duque de Caxias, por onde passou o primeiro bonde da cidade em 1902, passou abrigar parte da população usuária de crack da região da Cracolândia.

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos